domingo, 27 de maio de 2012

A MARCHA DAS VADIAS

                                                                               Lindos peitos, você não acha?
Não acha ou não tem coragem de achar?
Mas deixe que eu mesmo respondo, são maravilhosos.
Tanto quanto a pessoa que lhes sustenta: Aneise.
Fui falar com ela e ouvi o que de mais lindo poderia ter ouvido:
-Eu vim com a minha mãe mas me perdi dela...
Puxa, mas o que mãe e filha estariam fazendo em plena Marcha das Vadias no Brique da Redenção?
Estavam ajudando a construir o nosso futuro.
Um outro futuro, diga-se de passagem, livre de preconceitos e de violência.
E por incrível que pareça, é assim que tudo começa.
Um cartaz na mão, coragem para se expor e muita vontade de mudar o mundo pra melhor.
E precisa ser dessa maneira, peitos de fora?
Necessariamente não, mas que assim chama muito mais atenção, disso não há dúvidas.
Particularmente, eu adorei, e também me emocionei.
Mesmo sabendo que tudo o que presenciava era apenas mais um episódio de uma caminhada que já dura séculos e que com certeza, está longe de acabar.
Quando será que os homens vão conseguir respeitar e dignificar o que mais amam?
AS MULHERES.
Respeitar suas escolhas, suas opções de vida, seus sentimentos, sem violentá-las?
Como homem, tenho até vergonha de ainda ter que constatar isso.
Parabéns a todas as mulheres que participaram da Marcha das Vadias.
Para Aneise, quero dedicar a estrofe da música "João e Maria" do Chico Buarque que diz:
"Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei
A gente era obrigado a ser feliz
E você era a princesa que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar
Que andava nua pelo meu país"...

Luís Poeta

Para quem não sabe, a manifestação ocorrida hoje em Porto Alegre e outras capitais, tem origem no “Slut Walk”, um protesto mundial que começou após um policial no Canadá, dizer que para evitar
estupros as mulheres deveriam deixar de se "vestir como vadias".
A foto de Aneise tem a sua autorização para uso nesse post e quem quiser curtir os versos de Chico Buarque por inteiro, pode acessar:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=DYpa9O8COkw

Nenhum comentário:

Postar um comentário