sábado, 19 de novembro de 2011

SOMOS TODOS IGUAIS

Uma das afirmações mais usadas e manipuladas que conheço é a de que somos todos iguais.
Talvez tenha sido por isso a minha dificuldade em aceitá-la como uma possível verdade.
Só que minha aceitação, eu diria que nada passiva, veio através de um longo e exaustivo processo de amadurecimento.
E que bom que assim foi, só me resta pensar.
A sensação de paz que isso me traz, hoje, é impar (na falta de um termo melhor).
Sentir-me um igual, quem diria, meu grande êxtase.
Igual em potencialidade, mesmo com diferentes atributos.
Igual em capacidade, mesmo com diferentes finalidades.
Igual em valor, mesmo com diferentes potencialidades e capacidades.
O que chamamos de sociedade se expressa a partir do indivíduo.
Nossa integração nessa dita sociedade, a meu ver, acontece na sua melhor forma através do reconhecimento em nós dessas três idéias em equilíbrio, potencialidade, capacidade e valor.
Caso isso não aconteça, será difícil mas não impossível é claro, estabelecer-se uma relação sadia de troca com o todo, tão necessária para que nos sintamos "parte de".
O interessante é que o crescimento do indivíduo está diretamente ligado a possibilidade de integração social, pois crescer apenas para dentro pode ser o começo de um isolamento.
E agora, o que fazer para que se estabeleça nossa sobrevivência nesse universo de egos, quereres e poderes?
Essa é a parte mais difícil, a prática.
Confesso que já não lembro exatamente o trajeto que me trouxe até aqui, só sei que contei com a ajuda e a tolerância de muita gente.
Meus amigos, meus afetos, meus amores e um exercício de auto-aceitação contínuo, talvez tenha sido dessa forma que a transformação possibilitou a tomada de consciência desse sentimento.
Sim, porque sentir-se um igual é mais um sentimento do que qualquer outra coisa.
De qualquer maneira, a tudo e a todos o meu muitíssimo obrigado.
Luís Poeta

Um comentário:

  1. adorei.... me emociona encontrar palabras con las cuales uno se identifica y concorda.... también me parce que ser agradecido en la vida es ser un grande.....
    Es hermoso poder sentirse igual y a la vez diferente... y tener a quines agadecer,
    Un beso grande y siempre es un placer disfrutar de esa maravillosa personalidad que tenés!!!!
    Estela Queirolo

    ResponderExcluir