sexta-feira, 14 de agosto de 2009

COISAS A PENSAR II. TRECHO DE UM E-MAIL ENVIADO A UMA AMIGA.

"De tudo o que já vivi, continuo achando que a paz e a alegria (junto com a saúde) são imprescindíveis. Mas paz em um mundo como o que vivemos, terá que ser conquistada e para que consigamos isso, será no mínimo necessário que tenhamos uma visão do contexto que nos cerca. O sofrimento está aí, em nossa volta, sugando nossa energia, sugando nossa vida. E de onde vem tanto sofrimento? Segundo Sidarta Gautama vem do desejo. Vem mesmo, mas vem também de outras fontes e a principal delas no meu entender é da nossa própria ignorância. Desconhecer e desconhecer-se gera sofrimento. Muito sofri na vida em consequência disso. Hoje sei que a maioria das coisas que um dia busquei, jamais existiram, não existem e não tem a menor possibilidade de um dia existirem. Fui um tolo. O que me salvou ou recuperou a minha dignidade pessoal? Saber, entender, digerir e aceitar a realidade. Realidade essa feita de crenças, mitos, verdades, mentiras, utopias e todos os sentimentos e emoções que transitam em nossa psique, e tudo isso, ainda limitado por espaço e tempo disponíveis. Acredite, o ser humano é capaz de qualquer coisa, pois não percebeu o bem que possue em suas mãos, que é a própria vida em si. Também quero o silêncio dos mosteiros, mas ainda tenho muitas coisas para conquistar. Gerar renda (financeira, emocional, espiritual, gerar renda não é só ganhar dinheiro), depende da qualidade do meu relacionamento com o todo e isso está ligado diretamento com o entendimento das coisas. E ter, essas coisas todas para pensar, é extremamente motivador. Pelo menos para mim..."

Um comentário:

  1. Hummm, gostei! Sumi dos e-mails, estou corridaça! Mas sempre que dá passo por aqui! Tudo bem com o senhor? Bjos, boa semana!

    ResponderExcluir